Todas as coleções
Gestão Tributária
Curiosidades
Qual é a diferença de SAT, MFe, ECF, NFC-e e NF-e?
Qual é a diferença de SAT, MFe, ECF, NFC-e e NF-e?

Segue abaixo um descritivo entre os principais documentos fiscais utilizados em nosso país.

Eduardo Luiz avatar
Escrito por Eduardo Luiz
Atualizado há mais de uma semana

Essas ferramentas fiscais causam dúvidas a muitas pessoas, para isso vamos esclarecer algumas dessas dúvidas.

SAT

O SAT CF-e (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) é um projeto da SEFAZ/SP que tem por objetivo a documentação eletrônica das operações comerciais do varejo do Estado de São Paulo. O SAT substitui o ECF (Cupom Fiscal) permitindo que os consumidores localizem, em menor prazo, seu documento fiscal no programa da Nota Fiscal Paulista.
O SAT É USADO APENAS NO ESTADO DE SÃO PAULO.

MFe

Assim como o SAT, e o MFe (Módulo Fiscal Eletrônico) é um projeto da SEFAZ/CE que visa documentar as operações fiscais do varejo no Estado do Ceará. O MFe substitui o ECF (Cupom Fiscal) permitindo que os consumidores localizem, em menor prazo, seu documento fiscal.
O MFE É USADO APENAS NO ESTADO DE CEARÁ.

ECF 

O ECF (Emissor de Cupom Fiscal) é responsável por armazenar registros fiscais à medida que ocorre a emissão dos cupons fiscais. O ECF é integrado à uma impressora fiscal lacrada, que é própria para esse tipo de operação por obter uma memória extra e um programa especifico que registra e acumula as vendas efetuadas. Esse equipamento é normatizado pela CONFAZ.

NFC-e

A NFC-e também veio para substituir o ECF (Cupom Fiscal). Como a emissão de notas é transmitida para a SEFAZ, o cliente poderá consultar a venda realizada através da chave da NFC-e.
A impressão do cupom através da impressora lacrada será extinta uma vez que a impressão da DANFE da NFC=e é feita por uma impressora comum, em uma folha A4 ou mini-impressoras térmicas.

NF-e

A NF-e (Nota fiscal Eletrotônica) tem o objetivo de documentar operações tais como: circulações de mercadorias ou prestações de serviços ocorridas entre as partes. Para emissão de notas fiscais, é preciso ter um certificado digital, que é sua assinatura digital na SEFAZ.

Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!

Respondeu à sua pergunta?