Como fazer devolução de venda em ECF

Nas situações para troca e devolução de produtos vendidos aos clientes da loja com ECF, o cliente deve apresentar o cupom fiscal.

Situações que podem acontecer:

  • Troca do produto por outro igual e de valor igual.

  • Troca do produto por outro igual cujo o valor aumentou.

  • Troca do produto por outro diferente.

  • Simples devolução do produto (o cliente é reembolsado em dinheiro).

O procedimento correto para devolução do item ao estoque é:

  • Comprovar o estado do produto. Se ele está em perfeito estado ou estragado, quebrado, deteriorado, vencido, etc.

  • Emitir uma Nota Fiscal Eletrônica de devolução com CFOP (1202- Devolução de venda) pra dar entrada do produto devolvido ao estoque.

  • Após o produto entrar no estoque, verificar a seguinte situação:

  • Se o estado do produto for perfeito, o mesmo poderá ser vendido normalmente.

  • Se for possível devolver ao fornecedor um produto com defeito.

  • Emita uma NF com CFOP (5.202 ou 6.202 – Devolução de Compra) para dar saída deste produto.

  • Envie para o fornecedor/fabricante, para reposição posterior.

  • Se não for possível devolver ao fornecedor e o estado não for perfeito.

  • Emitir NF com CFOP (5.927- Baixa do Estoque ref. Perda...) para dar saída do estoque

  • Elimine o produto, ou seja, dê um fim nele.

Geração do Vale-Troca

Além disso, deve ser gerado um Vale do valor que o cliente terá de crédito pela devolução.

Para isto, aperte ALT + V simultaneamente no PDV, digite as informações, e imprima o Vale.

Situação 1 – Troca do produto por outro igual e de valor igual

  • O procedimento do caixa deve ser:

  • Emitir um cupom de venda do produto e fechar o cupom na Forma de Pagamento 'DEVOLUÇÃO DE MERCADORIA' .

  • Não há movimentação de dinheiro/financeira neste caso.

  • O Vale deve ser guardado no Caixa

Situação 2 - Troca do produto por outro igual cujo o valor aumentou.

  • Emitir um cupom de venda do produto, indicando no fechamento do cupom, o valor do produto anterior na Forma de Pagamento 'DEVOLUÇÃO DE MERCADORIA'.

  • Haverá movimentação de dinheiro neste caso. Produto vendido anteriormente custou 5,80 e o produto atual custa 7,25.

  • Indique o valor de R$1,45 do cliente, indicando a Forma de Pagamento que ele utilizar (Ex: Dinheiro)

  • O Vale deve ser guardado no Caixa.

Situação 3 – Troca do produto por outro diferente

  • Quando o cliente quer trocar o produto por outro. Ex. um CD do Arautos por um CD da Sonete; ou ainda um CD por um livro, etc. O procedimento deve ser de o seguinte:

  • Produto vendido custava 3,20 e o que o cliente quer agora, custa 1,80. Deve-se devolver a diferença para cliente. Como fazer isto:

  • Emita um cupom de venda do produto que é 1,80 e feche o cupom, indicando 3,20 na Forma de Pagamento 'DEVOLUÇÃO DE MERCADORIA'.

  • Sendo assim, será retornado um troco de 1,40.

  • O Vale deve ser guardado no Caixa.

Situação 4 – Simples devolução do produto

  • Quando o cliente quer simplesmente devolver o produto, faça uma retirada do caixa.

  • Emita um cupom de Retirada (sangria) no valor do produto.

  • Tire o valor em dinheiro da gaveta e entre ao cliente.

  • Fazer uma Nota Fiscal Eletrônica com CFOP (1202- Devolução de venda) pra dar entrada do produto devolvido ao estoque.


Para conferir outras formas de troca/devolução de Vendas realizadas por ECF, confira o Blog: http://contabilidadefiscalfacil.blogspot.com.br/2013/08/como-fazer-devolucao-de-venda-em-ecf.html

Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!

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