Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesGestão de ProdutosTutoriais
Como cadastrar um Produto Normal?
Como cadastrar um Produto Normal?

Procedimento para o cadastro de produtos comuns, que não possui variações.

Eduardo Luiz avatar
Escrito por Eduardo Luiz
Atualizado há mais de um ano

Saiba como cadastrar um produto do tipo normal em seu sistema:

Acesse o menu "Gerenciar Produtos", "Novo".


Para cadastrar um produto é obrigatório preencher os campos destacados na cor “amarela”, como a Descrição Principal, Categoria, Código interno.

Descrição Principal - Descrição do Produto utilizada nas buscas do sistema e na emissão de notas.

Categoria - Categoria de controle interno do estabelecimento. Pode ser definida livremente.

Código Interno - Código utilizado pelo estabelecimento para controle do produto. Pode ser indicado livremente.

Código de Barras (EAN) - Código de Barras do fabricante do produto. Deve ser o código original, registrado no GTIN.

Tipo de Produto - Indica se o produto é um Kit, uma Grade ou uma Composição. Após o produto ser salvo, este campo não poderá ser modificado.

Departamento - Departamento ao qual o produto pertence. Conforme configurações realizadas nas Opções do Sistema, o usuário só poderá selecionar produtos de seu Departamento em movimentações.

Unidade - A conversão é utilizada quando se compra em uma unidade ou quantidade diferente da que se vende. Por exemplo, quando se compra 1 caixa de sabão e vende-se 12 unidades separada, ou quando se compra 1 saca de feijão de 10kg e vende-se 100gr de feijão. 

Em Estoques, você indica a quantidade de produtos disponíveis para revenda, assim como outros campos que sejam julgados necessários para a sua empresa e controle. Para alterar manualmente a quantidade dos estoques, é necessário que o usuário possua permissão no perfil de acesso. Tome cuidado ao realizar alterações. Lembre-se que o Kit não possui estoque.

Imobilizado - Quantidade em Estoque de bens duráveis para uso interno da empresa. Ex.: Computadores, Impressoras, etc.

Uso e Consumo -  Quantidade em Estoque de bens não duráveis para o uso interno da empresa. Ex.: Detergente, Folhas, etc.

Revenda - Quantidade em Estoque para Revenda ou Industrialização. 

Mínimo p/ Revenda - Caso o número informado seja igual ou inferior ao Estoque de Revenda o mesmo irá gerar avisos em relatórios e gráficos.

Máximo p/ Revenda - Caso o número informado seja igual ou superior ao Estoque de Revenda o mesmo irá gerar avisos em relatórios.

Caso este produto tenha movimentação fiscal a opção "Desejo movimentar este produto em Notas Fiscais" deve ser marcada e as informações fiscais informadas.

Código NCM - É um código composto por 8 dígitos e estabelecido pelo Governo para identificar a natureza da mercadoria. Toda a tributação para venda do produto (NF-e ou ECF) deve ser indicada diretamente no cadastro do NCM.

Origem (CST A) - Indica a origem da mercadoria para fins tributários.


Indique os valores e custos na aba “Valores & Custos”.

Nesta aba é possível indicar custos adicionais , o valor de custo, caso haja. Informações de impostos e comissões, Lucro utilizado e valor de venda.

Custo Médio - Indica o Custo Médio das compras, sendo calculado de acordo com o método de cálculo do custo médio, indicado nas Opções do Sistema. Caso seja Composição ou Kit os valores considerados serão dos produtos agregados.

Despesas Acessórias - Indica o Custo Médio do Frete, Seguro e outras despesas das compras realizadas (nota fiscal de compra), sendo calculado de acordo com o método de cálculo do custo médio, indicado nas Opções do Sistema. Caso seja Composição ou Kit os valores considerados serão dos produtos agregados.

Outras Despesas - Campo livre para indicação de demais despesas. 

Valor de Custo - Somatório do Custo Médio, Despesas Acessórias e Outras Despesas. Para somar esses campos, basta clicar em Calcular Valor de Custo. Caso você informe o valor direto no campo sem realizar a somatório, o valor será considerado nos relatórios como Custo Utilizado

Informar Impostos e Comissões - Porcentagem de impostos e comissão que devem ser considerados para formação do valor de venda, utilizado somente para auxiliar no cálculo. Sendo assim, não será utilizado para a venda e comissionamento. 

Calcular Valor de Venda - Realiza o calculo do Valor de Venda de acordo com a % Lucro Sugerido cadastrada, sobre o campo Valor de Custo. É possível visualizar antes o resultado desse calculo no campo Valor de Venda Sugerido

Indique informações adicionais do produto na aba “Detalhes”.

Nesta aba é possível informar detalhes sobre o produto como a Largura, Altura, Comprimento,  Peso, Comissão, os Atributos onde também aparece as informações cadastradas no PDV e Terminal de Consulta, Tipo de produção (própria ou terceiros), CNPJ do Produtor ,TIPI. É nesta aba em que indicamos se este produto será comercializado também no PDV, se é vendido separadamente e se possuirá Serie/Garantia.

Pesos e Dimensões - Os campos serão utilizados para calcular o volume do produto nas movimentações que possuem essa opção, como NF-e. Além de ser impresso no Relatório de Estoques. 

Série/Garantia - Indica se a Série ou Selo de garantia do produto deve ser requisitado ao realizar a venda do produto no PDV. Caso esteja marcado, deverá ser lançado na venda item por item, sem ser possível indicar uma quantidade maior que 1. Isto porque cada unidade vendida possuí uma numeração diferente. 

Vendido Separadamente - Indica se o produto poderá ser vendido separadamente ou somente caso ele pertença a uma Composição ou Kit. Caso esteja desmarcado, este produto não poderá ser vendido em separado, mas somente vinculado à outros produtos. 

Atributos - Indique a descrição do atributo e seu conteúdo. Ex: Marca => Nike

Localização no Estoque - Ao imprimir uma Ordem de Serviço ou Pedido/Orçamento em formato A4, este campo será impresso como observações.

CNPJ do Produtor - Informação necessária somente para produtos para exportação.

A foto do produto só é possível informar depois que ele é salvo a primeira vez. 

Caso necessário indique o fornecedor. 

Na aba Loja Virtual você define as características do produto que serão exibidas na Loja Virtual, caso o produto seja marcado para sincronização. 

Após o registro das informações clique em Salvar e Fechar. Pronto seu produto já está cadastrado.

Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!

Respondeu à sua pergunta?