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Como classificar os planos orçamentários de acordo com as categorias da DRE?
Como classificar os planos orçamentários de acordo com as categorias da DRE?

Procedimento para organizar os planos de contas e os lançamentos financeiros para que fique vinculado corretamente na DRE.

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Escrito por Kianny Ananda
Atualizado há mais de uma semana

Antes de registrar as movimentações financeiras na DRE, é necessário classificar o plano orçamentário nas atividades financeiras. Dessa forma, todas as transações serão automaticamente lançadas nas contas a pagar e receber, vinculadas ao plano orçamentário.

Configurações Iniciais

Para isso, acesse o menu Configurações Gerais - Opções do Sistema.

Na aba Financeiro classifique como preferir com os planos já existentes ou cadastrando novos, de acordo com o seu controle.

Outros lançamentos financeiros no contas a pagar e receber que não constam nesta aba para serem classificados, será preciso classificar diretamente no menu.

Veja o artigo: Como administrar Planos Orçamentários

Associar o plano orçamentário a DRE

Após realizar a classificação, será preciso associar o plano orçamentário com a DRE.

Basta acessar o menu DRE e selecionar a opção Alterar.

Selecione a categoria da DRE correspondente a cada plano orçamentário

Pronto! Dessa forma, os próximos lançamentos financeiros criados estarão classificados na DRE, na categoria correspondente do seu plano orçamentário. 

Alterando lançamentos antigos

Para os lançamentos financeiros antigos, basta acessar o menu Contas a Pagar e a Receber, abra o lançamento que deseja e altere o campo plano orçamentário para o plano correspondente a categoria da DRE desejada. 

Considerações Finais

Data de competência (aba DRE)

Na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), a data considerada é a Data de Competência, que corresponde à data em que uma venda, prestação de serviço ou compra ocorreu, independentemente do método de pagamento. Muitas pessoas confundem o regime de competência com o regime de caixa e desejam preencher a DRE com a data de recebimento/pagamento da parcela, o que está incorreto.

Distribuição de competência

A Distribuição de Competência é usada quando há um contrato em que se paga ou recebe o valor total antecipadamente por um serviço que será prestado ao longo de um período sem pagamentos adicionais. Nesse caso, o valor é distribuído ao longo desse período. Por exemplo, ao contratar o plano anual do TagPlus e pagar antecipadamente, o valor pago será dividido em 12 parcelas na DRE, pois o serviço é fornecido ao longo de 12 meses.


Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.

É sempre um prazer ajuda-los!

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