Para configurar as movimentações e lançamentos financeiros na DRE, primeiro será preciso classificar o plano orçamentário nas atividades financeiras, dessa forma sempre quando realizar uma movimentação ela será lançada no contas a pagar e receber com o plano orçamentário vinculado automaticamente.

Para isso, acesse o menu Configurações Gerais - Opções do Sistema.

Na aba Financeiro classifique como preferir com os planos já existentes ou cadastrando novos, de acordo com o seu controle.

Outros lançamentos financeiros no contas a pagar e receber que não constam nesta aba para serem classificados, será preciso classificar diretamente no menu.

Veja o artigo: Como administrar Planos Orçamentários

Após realizar a classificação, será preciso associar o plano orçamentário com a DRE.

Basta acessar o menu DRE e selecionar a opção Alterar.

Selecione a categoria da DRE correspondente a cada plano orçamentário. 

Pronto! Dessa forma, os próximos lançamentos financeiros criados estarão classificados na DRE, na categoria correspondente do seu plano orçamentário. 

Para os lançamentos financeiros antigos, basta acessar o menu Contas a Pagar e a Receber, abra o lançamento que deseja e altere o campo plano orçamentário para o plano correspondente a categoria da DRE desejada. 

Na DRE, a data considerada na busca por período é a Data Competência. Caso esse campo não esteja preenchido, será considerada a Data Lançamento.

A Data de Competência é sempre a data em que um produto foi vendido, um serviço foi prestado ou uma compra foi realizada, independentemente da forma de pagamento escolhida. Ou seja, mesmo que uma venda seja parcelada em 6 vezes, a competência dessa venda é a data em que ela ocorreu.

Muitas pessoas desconhecem a diferença entre o regime de competência (utilizado na DRE) e o regime de caixa e, por esse motivo, querem preencher a DRE com a data do recebimento/pagamento da parcela, o que não é correto. 

A Distribuição de Competência deverá ser usada quando você faz um contrato onde há pagamento/recebimento à vista do valor total de um serviço, mas o mesmo será prestado durante um determinado período, sem qualquer pagamento/recebimento adicional. A distribuição de competência vai diluir o valor pago/recebido entre o período de prestação do serviço. Por exemplo, caso você contrate o plano anual do TagPlus, irá pagar o valor à vista, mas receberá o serviço durante 12 meses. Portanto, o valor pago deve ser diluído em 12 vezes na sua DRE.

Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.

É sempre um prazer ajuda-los!

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