O relatório de Itens e Serviços permite visualizar as movimentações que seus produtos fizeram. Com filtros corretos, consegue verificar os produtos movimentados por venda/pedido/nota. Primeiro vamos compreender o que cada filtro/parâmetro que pode ser indicado no relatório de Itens e Serviços faz. E em seguida veremos um exemplo de como emitir um relatório.

O que cada filtro/parâmetro do Relatório Itens e Serviços faz?

  • Período: Serve para o delimitar o escopo temporal que o relatório utilizará para gerar dados. A opção de Data Considerada é importantíssima, pois o tipo marcado pode alterar drasticamente o resultado do relatório. Neste exemplo da foto a seguir, irá buscar os produtos/serviços indicados em movimentações CRIADAS entre o dia 01/06/2022 e 30/06/2022. Caso estivesse marcado para considerar CONFIRMAÇÃO, o relatório irá buscar produtos/serviços indicados movimentações com a DATA DE CONFIRMAÇÃO entre dia 01/06/2022 e 30/06/2022.

  • Tipo de Relatório: Serve para determinar um segmento de Tipos de Movimentações. Neste sentido consegue terá as opções corretas disponíveis para o Tipo de Relatório Comercial que deseja gerar. Venda, Compra, Pedido, Entrada e Saída são os 5 tipos de relatório comercial.

  • Tipo de Movimentação: Esta informação pode ser utilizada para filtrar dados de movimentações de acordo com sua origem, limitando as informações que devem ser geradas pelas opções que estiverem ativadas. Como dito no tópico anterior, o tipo de relatório vai delimitar quais os tipos de movimentações podem ser utilizados.

  • Status da Movimentação: Permite filtrar as movimentações ativadas por seu Status. Ou seja, pode filtra apenas movimentações com status de Cancelado, se assim desejar.

  • Opções: Capaz de organizar os dados pelo seguintes opções:

    • Separar Produtos/ Serviços: Quando selecionada, a lista de produtos/serviços gerada pelo relatório será apresenta de forma que NÃO somará as quantidades totais dos produtos/serviços em sua linha. Será informada uma linha para cada vez que ele teve alteração em suas quantidades por movimentações no sistema. Por exemplo, o Produto Tagplus foi indicado em duas movimentações diferentes. Foi informado no relatório uma linha para cada movimentação.

      (Opção Separar Produtos/ Serviços marcada)

    • Financeiro Confirmado: Só vai puxar informações movimentados que tenham suas movimentações vinculadas com o Financeiro Confirmado. Caso a movimentação tenha mais de uma parcela, irá aparecer somente se todas as parcelas estiverem confirmadas.

    • Incluir Produtos do Kit e Composição: Ao marcar essa opção serão exibidos os produtos agregados ao KIT e os produtos que compõe os produtos Compostos. Os valores dos filhos virão zerados e a quantidade associada a movimentação será exibida de acordo com o salvo no produto. Na descrição do produto agregado fica a informação de quantos movimentaram pelo KIT.

  • Comissão: Fica habilitada para ser utilizada somente quando indicar o tipo de movimentação, Saída, Venda, ou Pedido. Dá opção de obter resultados de um dos 3 tipos diferentes de comissão cadastradas no sistema.

  • Agrupamento: Dá opção de convergir informações em grupos. Este grupos de informações em comum podem ser feitos por data e/ou outras informações disponível.

  • Filtros Avançados: Permite indicar uma ou mais informações que limitem e especifiquem os dados gerados pelo relatório. Exemplo: Se indicar um produto no Filtro para Produtos/ Serviços, o relatório vai restringir-se a buscar movimentações apenas do que foi indicado.


Como Gerar um Relatório Produtos e Serviços Personalizado

Para gerar o relatório de Produtos e Serviços acesse:

  • Menu Relatórios > Produtos e Serviços

  • Clique em + Emitir relatório personalizado

  • Escolha os filtros desejados, por exemplo, estaria preparando um relatório que mostre o que o foi movimentado apenas por Venda Simples criadas entre dia 01/07 e 11/07 > que estão com status de Confirmadas/Aprovadas.

  • Em agrupamentos foi informado para o relatório trazer as informações dos produtos em dia e por Nota/Pedido/Venda

Desta forma o relatório sairia assim, mostrando o dia, as vendas que ocorreram no dia e os produtos de cada venda.

  • Botão Exibir Colunas

Este botão consta em todos os tipos de relatórios e tem a função de adicionar colunas com informações referentes a opção que selecionar.


Gerar um Relatório de um Modelo Salvo no sistema

Também é possível gerar relatório de produtos e serviços de modelos já criados e salvos no sistema. Consegue verificar estes modelos de relatórios descendo um pouco e verificando as informações da tela inicial do menu Relatórios Produtos e Serviços.

Para gerar um relatório como estes, basta clicar em seu nome. Feito isso basta clicar em Gerar relatório no canto superior direito. Caso queira, pode alterar os parâmetros do Relatório aberto para buscar outras informações. Se desejar, também pode salvar estas alterações clicando em Salvar Relatório.

Isso pode tanto salvar edições feitas num modelo de relatórios já existente, quanto criar um novo modelo de relatório.


Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!

Encontrou sua resposta?