O que é o Encerramento da MDF-e? 

O  encerramento da MDF-e tem o intuito de informar ao Fisco e aos participantes que o documento chegou ao fim da sua vigência, deixando de ser válido.

Situações em que o MDF-e deve ser encerrado: 

  • Troca de informação: Quando identificado alguma informação que deve ser acrescentada no MDF-e que já está autorizado, é necessário realizar o encerramento e emitir novamente com as informações corrigidas.
  • Necessidade de dois MDFes por percurso: Em alguns casos em que o descarregamento da carga é realizado em dois estados diferentes, e é necessário ter dois documentos para determinar esse percurso, é necessário emitir e encerrar o primeiro documento e somente após isso, emitir o segundo documento para dar seguimento ao percurso. 
  • Encerramento do percurso: Quando houver ocorrido todo o percurso, e é necessário consolidar que as cargas foram entregues e o percurso da MDF-e finalizada.

É importante saber que o encerramento da MDF-e só pode ser realizado caso o status seja Aprovado. Se a MDF-e tiver sido cancelada, é necessário emitir outra. 

Para encerrar MDF-e em nosso sistema, acesse Menu >> Emitir MDF-e >> Seleciona a MDF-e >> Mais Ações >> Encerrar

Informe os Dados para Encerramento e clique em Confirmar

Feito isso, basta aguardar o pedido ser aceito e o Status ser alterado para Encerrado. 

Obs: O prazo para cancelamento da MDF-e é de 30 dias, caso não seja realizado, a emissão fica bloqueada, não sendo possível emitir novos documentos.

Caso ainda possua alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
 
É sempre um prazer ajuda-los!

Encontrou sua resposta?