Guia de valores: conceitos

Definição de valor de venda, valor de custo e lucro dos produtos.

Eduardo Luiz avatar
Escrito por Eduardo Luiz
Atualizado há mais de uma semana

Valores de Venda

O Valor de Venda é a valoração monetária dos produtos comercializados pelo estabelecimento. É uma informação cadastrada diretamente no produto. Ele pode ser calculado, ou então indicado livremente pelo comerciante.

Um mesmo produto pode ter vários valores de venda, de acordo com a Tabela de Valores de Venda, que por sua vez, possui vários Tipos de Valor de Venda. Por exemplo, um produto pode ter o valor de atacado e varejo.

Além disso, pode haver acréscimos ou descontos no valor de venda. Por exemplo, em um produto cujo Valor de Venda é de R$10,00 pode incidir um desconto de R$2,00, resultando em R$8,00; ou um acréscimo de R$5,00, resultando em R$15,00.

Custo do Produto

O Custo é todo o valor monetário despendido para que o produto comercializado pelo estabelecimento seja adquirido ou fabricado pelo estabelecimento.

O Custo considerado pode ser direto ou indireto.

• O custo indireto é todo aquele custo que é diluído por todos os produtos adquiridos ou fabricados. Por exemplo: Conta de água, conta de luz, remuneração dos funcionários, etc.

• O custo direto é aquele que pode ser especificado em cada produto. Por exemplo: o valor cobrado pelo fornecedor pelo produto, o frete, impostos, comissão, outras despesas, etc.

O custo de aquisição de um mesmo produto pode variar de acordo com a época que foi adquirido, com uma sazonalidade, ou até mesmo com uma promoção ou condição especial oferecida pelo fabricante. Ou seja, um mesmo produto pode ter custos diferentes.

Por este motivo existe o Custo Médio. Ele é uma média de todos os custos, resultando em um só custo para um produto.

Lucro do Produto

O Lucro é basicamente a diferença entre o custo do produto, e seu valor de venda. Por exemplo, se o Custo do produto é de R$10,00, e seu Valor de Venda é R$18,00, o lucro do estabelecimento é de R$8,00.

De acordo com estes valores, pode-se chegar a porcentagem de lucro do produto. No exemplo acima, o lucro foi de 44,00%.

Veja também:

Caso ainda possua alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!

Respondeu à sua pergunta?