Todas as coleções
Gestão Financeira
Curiosidades
Guia de valores: aplicando recursos.
Guia de valores: aplicando recursos.

Aplicando ajuste de valores em massa, gerando lucro nas vendas e demonstração dos cálculos que o sistema realiza.

Eduardo Luiz avatar
Escrito por Eduardo Luiz
Atualizado há mais de uma semana

Reajuste em Massa de Valor de Venda

É possível realizar o ajuste em massa de todos os valores de venda. Para isto, basta acessar o menu Valores de Venda > Ajuste de Valores de Venda.

Neste menu deve-se clicar em Incluir Vários Produtos, selecionar os filtros, e serão inseridos na tabela os valores dos produtos à serem reajustados. Cada vez que clicar em Incluir Produtos, serão incluídos 50 produtos que “batem” com o filtro.

Calcular Valor de Venda : reajusta o valor de venda de acordo com impostos e custos, considerando o Lucro desejado, indicado diretamente no Produto.

Aumentar Porcentagens: Aumenta a porcentagem de Lucro do produto, e consequentemente seu valor de venda.

Diminuir Porcentagens: Diminui a porcentagem de Lucro do produto, e consequentemente seu valor de venda.

Após realizar estas ações, basta clicar em Salvar, que serão reajustados os valores de venda dos produtos indicados.

Lucratividade de Produtos em Vendas

A partir das informações de valores de custo e valores de venda, é possível calcular a lucratividade de itens comercializados. Para tanto, o relatório de Itens e Serviços deve ser utilizado.

Neste relatório o usuário pode filtrar por data, produtos, clientes ou outras informações específicas. Ao ser gerado, serão mostrados, Código interno, Quantidade vendida e Subtotal Médio do pedido ou serviço.

Ao final do relatório, esses valores são totalizados.

A fórmula utilizada para chegar aos valores de lucro é a subtração do valor de venda do produto (considerando descontos e acréscimos) pelo custo do produto na venda, considerando os impostos e comissões que serão pagos (de acordo com o cadastrado no produto) e o Custo Utilizado ou Custo Médio. Sendo assim:

Lucro = Valor de Comercialização do Item – (Custo Utilizado ou Custo Médio + (Alíquota ICMS/100 * Valor de Comercialização do Item) + (Alíquota PIS/100 * Valor de Comercialização do Item) + (Alíquota IPI/100 * Valor de Comercialização do Item) + (Alíquota COFINS/100 * Valor de Comercialização do Item) + (Alíquota IRPJ/100 * Valor de Comercialização do Item) + (Alíquota CSLL/100 * Valor de Comercialização do Item) + (Alíquota CPP/100 * Valor de Comercialização do Item) + (Comissão/100 * Valor de Comercialização do Item).

Caso ainda possua alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.

É sempre um prazer ajuda-los!


Respondeu à sua pergunta?