Rejeição: Total do IPI devolvido difere do somatório dos itens

Causa:
Quando for emitida uma NF-e (modelo 55) com a finalidade de Devolução e o total do IPI devolvido, calculado no grupo de totais da NF-e (Campo: total / ICMSTot / vIPIDevol), for diferente do somatório do IPI devolvido dos itens (Campo: vIPI) que fazem parte do cálculo, haverá a rejeição pelo motivo 863 - Total do IPI devolvido difere do somatório dos itens.

Como resolver?

Em seu sistema TagPlus, acesse a NF-e (modelo 55) rejeitada, vá até a aba Produtos da sua NF-e e clique sobre o botão Tributação e Outros.


Verifique em Modalidades de IPI se o campo Porcentagem devolvida está preenchido, pois caso não esteja preenchido já poderá gerar a rejeição em questão.

Caso não saiba a porcentagem a ser informada em sua NF-e de devolução, entre em contato com o seu contador. Obtenha com ele o valor da porcentagem do IPI devolvido, informe no campo Porcentagem devolvida, clique sobre o botão Calcular Tributação e depois em Salvar e Fechar.

Feito o procedimento, salve a NF-e e a reenvie.

Nota Técnica 2016.002 - v 1.42: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=uvfnqOj%20spg=
Manual de Orientação do Contribuinte (pág 264) http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=URCYvjVMIzI=

Caso ainda possua alguma dúvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.

É sempre um prazer ajudá-los!

Encontrou sua resposta?