Como cadastrar um cliente?

Procedimento para cadastro de clientes.

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Escrito por Jonatan Marinho Elstner
Atualizado há mais de uma semana

Para cadastrar os seus clientes previamente e indicá-los em vendas, pedidos, orçamentos, ordens de serviços e emissão de notas. Acesse em seu TagPlus o
Menu >> Clientes >> Novo Cliente


O cadastro do cliente é bem simples. Abaixo, vamos explicar um pouco do preenchimento de alguns dados em cada uma das abas existentes.

Dados Pessoais: Os campos exibidos para preenchimento variam conforme o tipo de pessoa e a origem que você indicar.

A primeira seleção a ser definida é o tipo de pessoa deste contato: se será Pessoa Física ou Pessoa Jurídica e a sua origem: Brasileira ou Estrangeira (a indicação da origem deste contato estará ligada diretamente com os dados para o cadastro do endereço que deverá ser indicado).

Informações importantes sobre alguns campos:

1. Código do Cliente: Pode ser indicado livremente, ele deve ser único!

2. Categoria: Você pode criar um controle interno categorizando o tipo do seu cliente. E assim filtrar por essa categoria no relatório de entidades.


1. Data de Nascimento: Ao informar poderá ser usado para filtrar em relatórios.



Dados Secundários


1. Limite de Crédito: O limite de crédito é o valor máximo de crédito que o cliente pode ter em aberto no sistema, caso o cliente ultrapasse esse limite a venda poderá ser bloqueada.

2. Saldo para Compras: Esse campo se refere ao valor que o cliente tem em sua loja como crédito.

Crédito


1. Receber E-mail: Marcando sim, ao gerar uma Nota Fiscal Eletrônica para o cliente, assim que essa nota for aprovada ele receberá a mesma automaticamente no endereço de e-mail cadastrado como principal.

2. Adicionar Contato: Adiciona os contatos dos tipos: Telefone, Email, Twitter, MSN e FAX.

Contatos

Endereços

1. Adicionar Endereço: Neste botão você irá cadastrar todos os endereços do cliente.


1. CEP: Busca completa do endereço através deste.(O número é necessário informar manualmente).

2. Não sei o CEP: Direciona para o site dos correios para obter o CEP.

Tributação
É indicado o preenchimento desta aba somente se o cliente a ser cadastrado possuir uma tributação particular, aplicada somente para o mesmo.

Notas e Outros
Irá aparecer todas as notas vinculadas a este cliente.

Vendedores
Deve-se preencher somente se você desejar que o vendedor indicado venda exclusivamente para este cliente.

Forma de Pagamento
Caso seja indicada uma forma de pagamento para este cliente, todas as movimentações do sistema irão carregar automaticamente esta forma de pagamento para o faturamento.

Outras Informações
Campo para adicionar informações de uso interno somente neste formulário.

1. Enviar Gmail: Se você estiver logado em sua conta gmail.
2. Saldo devedor: Exibe os créditos vencidos, confirmados ou a vencer do cliente.

3. Histórico de compras: Todas as compras efetuadas pelo cliente.

4. Vales: Exibe se o cliente possui vale compras em aberto.
5. Imprimir ficha de cadastro: Imprime os dados cadastrados para o cliente selecionado.



Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.

É sempre um prazer ajuda-los!

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