Passar para o conteúdo principal

Como cadastrar um cliente?

Procedimento para realizar o cadastro de clientes, utilizando o menu Gerenciar Clientes

Escrito por Jonatan Marinho Elstner

Cadastrando o cliente

Para cadastrar os seus clientes previamente e indicá-los em movimentações. Acesse em seu TagPlus o
​Menu >> Gerenciar Clientes >> Novo.
​
​
​

O cadastro do cliente é bem simples. Abaixo, vamos explicar um pouco do preenchimento de alguns dados em cada uma das abas existentes.
​
​

Dados Pessoais

Os campos exibidos para preenchimento variam conforme o tipo de pessoa e a origem que você indicar.
​
A primeira seleção a ser definida é o tipo de pessoa deste contato: se será Pessoa Física ou Pessoa Jurídica e a sua origem: Nacional ou Estrangeira (a indicação da origem deste contato estará ligada diretamente com os dados para o cadastro do endereço que deverá ser indicado).
​

Informações importantes sobre alguns campos:

1. Ativo: Indicando Sim: o cadastro estará ativo e pronto para uso. Indicando Não e salvando, o cadastro será inativado.
​2. Informação Adicional: Campo para adicionar informações de uso interno somente neste formulário.
​3. Código do Cliente: Pode ser indicado livremente ou se você clicar sobre o ícone da calculadora lhe gerará um código aleatório para uso.
​4. Categoria: Você pode criar um controle interno categorizando o tipo do seu cliente. E assim filtrar por essa categoria no relatório de entidades.
​5. Observações: Campo para adicionar informações de uso interno somente neste formulário.

Dados Secundários

1. Receber E-mail: Marcando sim, ao gerar uma Nota Fiscal Eletrônica para o cliente, assim que essa nota for aprovada ele receberá a mesma automaticamente no endereço de e-mail cadastrado na aba Dados pessoais.
​2. Limite de crédito: Valor máximo de crédito em que o cliente pode ter aberto no sistema, caso o cliente ultrapasse esse limite a venda poderá ser restringida.
​ Saiba mais clicando aqui .
​


Contatos

1. Refere-se a qual será o tipo de cadastro do seu cliente: comercial, residencial...
2. O tipo de contato: pode ser classificado por e-mail, telefone, rede social deste cliente. Você poderá definir mais que um tipo de contato igual para o mesmo cliente, exemplo: dois números de celular, mas apenas um deles deverá ser marcado como um contato principal.

3. Detalhes: Você pode adicionar qualquer informação, no entanto é somente para controle interno, sendo exibida apenas neste formulário.
​


Endereços

  1. Buscar CEP: Busca completa do endereço através deste.


Tributação

É indicado o preenchimento desta aba somente se o cliente a ser cadastrado possuir uma tributação particular, aplicada somente para o mesmo.

Vendedores

Deve-se preencher somente se você desejar que o vendedor indicado venda exclusivamente para este cliente.
​
​

Forma de Pagamento

Caso seja indicada uma forma de pagamento para este cliente, todas as movimentações do sistema irão carregar automaticamente esta forma de pagamento para o faturamento.

Arquivos

A opção aparece somente após concluir o cadastro do cliente. Nela, é possível adicionar arquivos como: imagens, documentos, planilha Excel e outros.

Botões

  1. Enviar GMail: Se você estiver logado em sua conta gmail é possível iniciar um e-mail selecionando um cliente da listagem.

  2. Exportar e-mails: Gera através do excel a exportação dos endereços de e-mails para os todos os clientes aplicados através do filtro avançado do menu.

  3. Saldo devedor: Exibe os créditos vencidos, confirmados ou a vencer do cliente.

  4. Histórico de compras: Todas as compras efetuadas pelo cliente.

  5. Vales: Exibirá se o cliente possuir vale compras em aberto.

  6. Imprimir fecha de cadastro: Imprime os dados cadastrados para o cliente selecionado.

  7. Consultas: Consultas por CPF ou CNPJ diretamente no site do governo (Disponível apenas nos planos Safira e Diamante).

Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!

Respondeu à sua pergunta?