O Relatório de Estoque tem o objetivo de gerar informações ATUAIS do estoque. Neste sentido ele é útil para saber os valores, situação e outras informações de produtos no momento em que está gerando o relatório. Neste conteúdo vamos verificar os filtros/parâmetros que podem ser utilizados para selecionar melhor os dados que deseja-se extrair do relatório de estoque. Em seguida vamos ver como gerar um relatório por meio de um exemplo.


O que cada filtro/parâmetro do Relatório Comercial faz?

Para gerar um relatório que seja certeiro com as informações que deseja saber, os filtros/parâmetros utilizados são essenciais! Então leia com bastante atenção o que cada um faz.

  • Período: Serve para o delimitar o escopo temporal que o relatório utilizará para gerar dados. A opção de Data Considerada é importantíssima, pois o tipo marcado pode alterar drasticamente o resultado do relatório. Neste exemplo da foto a seguir, irá buscar produtos CRIADOS entre o dia 01/06/2022 e 30/06/2022.

  • Situação da Mercadoria: Capaz de segregar os produtos ativos dos inativos na geração de um relatório de estoque.

    • Unidade a ser considerada: Indica no relatório se as quantidades dos produtos deveram ser informadas no modo compra (entrada), ou no modo como vende (saída).

    • Produtos Grade: Com este parâmetro é possível determinar se o relatório deve descriminar os produtos grades: 1) apenas pela descrição e quantidade do pai da grade; 2) apenas pela descrição e quantidade dos filhos das grades (variações); 3) demonstrar descrição e quantidade tanto dos produtos pais quanto dos filhos.

    • Incluir Custo Médio: Habilita opção, no botão colunas (quando já está gerado) a opção de verificar o valor de custo médio individual de cada produto.

  • Estoques a Considerar: Permite filtrar o relatório apenas por um tipo e/ou situação de estoque. Exemplo, pode filtrar por Tipo Revenda que tenham quantidade igual a zero. Também permite filtrar o relatório por produtos que tenham alcançado estoque mínimo, ou máximo.

    • Mostrar produtos nunca vendidos: Faz o relatório gerar informações apenas de produtos que nunca forma vendidos.

  • Agrupamento: Deixa os produtos organizados em grupos, de acordo com as opção que selecionar.

  • Filtros Avançados: Permite indicar uma ou mais informações que limitem e especifiquem os dados gerados pelo relatório. Exemplo: Indicando a categoria Diversos, o relatório vai restringir-se a buscar apenas produtos com esta categoria.


Como Gerar um Relatório de Estoque Personalizado

Para gerar o Relatório de Estoque acesse:

  • Menu Relatórios > Estoques

  • Clique em + Emitir relatório personalizado

  • Escolha os filtros desejados, por exemplo, caso queira emitir um relatório de todos os produtos ATIVOS e com estoque igual a ZERO, marque a Situação das Mercadorias como Ativos > Estoques a Considerar > Situação estoque > Somente estoque zerado > Clicar no botão gerar relatório.

  • Botão Exibir Colunas

Este botão consta em todos os tipos de relatórios e tem a função de adicionar colunas com informações referentes a opção que selecionar.


Gerar um Relatório de um Modelo Salvo no sistema

Também é possível gerar relatório de produtos de modelos já criados e salvos no sistema. Consegue verificar estes modelos de relatórios descendo um pouco e verificando as informações da tela inicial do menu Relatórios de Estoque.

Para gerar um relatório como estes, basta clicar em seu nome. Feito isso basta clicar em Gerar relatório no canto superior direito. Caso queira, pode alterar os parâmetros do Relatório aberto para buscar outras informações. Se desejar, também pode salvar estas alterações clicando em Salvar Relatório.

Isso pode tanto salvar edições feitas num modelo de relatórios já existente, quanto criar um novo modelo de relatório

Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!



Encontrou sua resposta?