Quando ocorrer uma falha na abertura ou falha de comunicação com o VECF (o mais comum é o "Erro de comunicação" ao abrir o PDV), iremos abaixo realizar a desinstalação e remoção dos drivers do VECF que se encontra no dispositivo com0com para depois realizarmos a reinstalação.

Na imagem abaixo é mostrado a instalação dos drivers utilizando a porta COM2

DESINSTALANDO E REMOVENDO OS DRIVERS

Para realizar a desinstalação, supondo que o Fiscal Manager já esteja instalado, acesse a pasta C:\BematechFiscal\commports e execute o programa ConfigVirtualPorts.exe irá aparecer a tela abaixo, para remoção clique em 1 Remover Config e depois clique em 2 Desinstalar Driver

REINSTALANDO OU INSTALANDO OS DRIVERS

Quando for realizar a (re)instalação dos drivers do VECF o primeiro passo é confirmar quais as portas disponíveis para evitar uma conflito no momento da instalação.
Para isso, acesse o menu Gerenciador de Dispositivos utilizando o menu Iniciar do Windows, e confira as portas COM que já existem no dispositivo portas.
Na imagem abaixo, temos as portas COM1, COM2 e COM8 já utilizadas, dessa maneira, irei escolher e utilizar a porta COM3 para instalação.

Acesse a pasta C:\BematechFiscal\commports e execute o programa ConfigVirtualPorts.exe nos campos abaixo coloque:
- Na Porta 1, coloque a porta escolhida (no nosso exemplo a porta COM3)
- Na Porta 2 escreva VECF

- Clique em Configurar Portas

Se tudo ocorrer corretamente, será criada uma porta com0com informando a porta selecionada.

OBS: Caso a escolha da porta do VECF seja diferente de COM2, lembre-se de alterar a configuração no PDV no arquivo Bemafi32.ini (esse arquivo fica dentro da pasta de instalação do PDV e através dele que ocorre a comunicação com o VECF).

Encontrou sua resposta?