Todas as coleções
Gestão Financeira
Tutoriais
Como configurar o limite de crédito?
Como configurar o limite de crédito?
Jonatan Marinho Elstner avatar
Escrito por Jonatan Marinho Elstner
Atualizado há mais de uma semana

O limite de crédito é o valor máximo de crédito em que o cliente pode ter em aberto no sistema, caso o cliente ultrapasse esse limite a venda poderá ser bloqueada.

Para utilizar o limite de crédito é necessário fazer algumas configurações:

Acesse o Menu – Configurações Gerais – Opções do sistema – aba Financeiro, no final da página haverá o campo "Saldo de Compras" onde possui  3 opções, você deve escolher a opção de sua preferência:

Permitir indicar o cliente: quando realizar uma venda ultrapassando o valor do limite de crédito, o sistema irá permitir a indicação do cliente.

Avisar ao indicar o cliente: quando realizar uma venda ultrapassando o valor do limite de crédito o sistema irá avisar e lhe dará a opção de bloquear ou não a venda. 

Bloquear ao indicar o cliente: quando realizar uma venda ultrapassando o valor do limite de crédito o sistema irá bloquear a indicação do cliente na venda.

Depois que selecionar a opção de sua preferência, indique todas as formas de pagamento que deseja considerar nesse bloqueio.

OBS: A forma de pagamento dinheiro não entra no bloqueio, já que é uma forma de pagamento a vista.

Após indicar todos os dados necessários clique em SALVAR E FECHAR.

Depois de realizar essa configuração, acesse o Menu – Gerenciar Clientes, abra o cadastro do cliente que desejar, acesse a aba Dados Secundários e indique o valor de limite de crédito no cadastro e salve:

Após isso, já foi feita toda a configuração necessária.

Segue abaixo alguns exemplos:

No cadastro do cliente indicamos um limite de crédito no valor de R$100,00.

Utilizando a opção "Permitir ao indicar o cliente" :

Nessa opção, independente do valor da venda o sistema não ira bloquear quando indicar o cliente, o sistema irá apenas atualizar o saldo de compras do mesmo.

Exemplo: Fizemos uma venda no valor de R$50,00 e confirmamos, apenas o saldo do cliente foi atualizado:

Utilizando a opção "Avisar ao indicar o cliente" :

Quando for feita uma venda indicando um valor maior que o saldo de compras do cliente o sistema irá apresentar uma mensagem informando que o cliente não possui saldo suficiente.

Exemplo: Fizemos uma venda no valor de R$110,00 ao confirmar o sistema perguntou se gostaríamos de indicar o cliente mesmo com o saldo insuficiente:

Caso clique em "Sim" a venda será confirmada e o saldo do cliente irá constar um saldo negativo.

Caso clique em "Não" a venda não será confirmada.

Utilizando a opção "Bloquear ao indicar o cliente" :

Nessa opção, caso faça uma venda com o valor maior que o saldo do cliente, o sistema irá bloquear e não será possível confirmar.

Exemplo: Fizemos uma venda no valor de R$200,00, ao confirmar a venda, ela foi bloqueada, pois o valor do faturamento é maior que o limite de crédito do cliente:

Caso faça uma venda com o valor menor que o valor indicado no limite de crédito, o sistema irá abater esse mesmo valor no saldo de compras do cliente, por exemplo:

Foi feito uma venda de R$45,00 indicando o cliente e a forma de pagamento em questão:

Após confirmar a venda, o valor em aberto foi abatido no saldo de compras do cliente:

Caso faça uma venda ultrapassando esse valor de R$55,00 restantes, o sistema irá bloquear novamente.

Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.

É sempre um prazer ajuda-los!

Respondeu à sua pergunta?