O limite de crédito é o valor máximo de crédito em que o cliente pode ter em aberto no sistema, caso o cliente ultrapasse esse limite a venda poderá ser bloqueada.
Para utilizar o limite de crédito é necessário fazer algumas configurações:
Acesse o Menu – Configurações Gerais – Opções do sistema – aba Financeiro, no final da página haverá o campo "Saldo de Compras" onde possui 3 opções, você deve escolher a opção de sua preferência:
Permitir indicar o cliente: quando realizar uma venda ultrapassando o valor do limite de crédito, o sistema irá permitir a indicação do cliente.
Avisar ao indicar o cliente: quando realizar uma venda ultrapassando o valor do limite de crédito o sistema irá avisar e lhe dará a opção de bloquear ou não a venda.
Bloquear ao indicar o cliente: quando realizar uma venda ultrapassando o valor do limite de crédito o sistema irá bloquear a indicação do cliente na venda.
Depois que selecionar a opção de sua preferência, indique todas as formas de pagamento que deseja considerar nesse bloqueio.
OBS: A forma de pagamento dinheiro não entra no bloqueio, já que é uma forma de pagamento a vista.
Após indicar todos os dados necessários clique em SALVAR E FECHAR.
Depois de realizar essa configuração, acesse o Menu – Gerenciar Clientes, abra o cadastro do cliente que desejar, acesse a aba Dados Secundários e indique o valor de limite de crédito no cadastro e salve:
Após isso, já foi feita toda a configuração necessária.
Segue abaixo alguns exemplos:
No cadastro do cliente indicamos um limite de crédito no valor de R$100,00.
Utilizando a opção "Permitir ao indicar o cliente" :
Nessa opção, independente do valor da venda o sistema não ira bloquear quando indicar o cliente, o sistema irá apenas atualizar o saldo de compras do mesmo.
Exemplo: Fizemos uma venda no valor de R$50,00 e confirmamos, apenas o saldo do cliente foi atualizado:
Utilizando a opção "Avisar ao indicar o cliente" :
Quando for feita uma venda indicando um valor maior que o saldo de compras do cliente o sistema irá apresentar uma mensagem informando que o cliente não possui saldo suficiente.
Exemplo: Fizemos uma venda no valor de R$110,00 ao confirmar o sistema perguntou se gostaríamos de indicar o cliente mesmo com o saldo insuficiente:
Caso clique em "Sim" a venda será confirmada e o saldo do cliente irá constar um saldo negativo.
Caso clique em "Não" a venda não será confirmada.
Utilizando a opção "Bloquear ao indicar o cliente" :
Nessa opção, caso faça uma venda com o valor maior que o saldo do cliente, o sistema irá bloquear e não será possível confirmar.
Exemplo: Fizemos uma venda no valor de R$200,00, ao confirmar a venda, ela foi bloqueada, pois o valor do faturamento é maior que o limite de crédito do cliente:
Caso faça uma venda com o valor menor que o valor indicado no limite de crédito, o sistema irá abater esse mesmo valor no saldo de compras do cliente, por exemplo:
Foi feito uma venda de R$45,00 indicando o cliente e a forma de pagamento em questão:
Após confirmar a venda, o valor em aberto foi abatido no saldo de compras do cliente:
Caso faça uma venda ultrapassando esse valor de R$55,00 restantes, o sistema irá bloquear novamente.
Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!