Quando se usa apenas 1 CFOP para 1 NCM

Na emissão de NFC-e através do PDV o CFOP indicado no cadastro do produto será o utilizado como padrão.

A tributação que o PDV irá utilizar no(s) produto(s) indicado na venda será a informada no cadastro de seu NCM na aba NFC-e. Nesta aba, com ajuda de sua contabilidade, vai informar qual CSOSN/CST B, alíquotas e outros dados tributarios vão incorrer na venda de produtos com este NCM por NFC-e. Lembre-se de sempre salvar as alterações realizar antes de fechar.

Você consegue verificar o cadastro do NCM do produto acessando o Menu Tributos de Mercadorias (NCM). Outra forma de acessar o cadastro do NCM do produto é clicando no botão Tributação, dentro do cadastro do produto.

Quando se usa CFOP 5405 e um outro para o mesmo NCM

Não é incomum ter de utilizar mais de um CFOP para produtos que possuem o mesmo NCM. Isso quer dizer o vai precisar indicar 2 tributações diferentes para emissão de NFC-e. Neste contexto, como no cadastro do NCM >>> aba NFC-e não tem como indicar mais de uma tributação, o PDV utiliza uma tributação padrão no caso de produtos que tenham em seu cadastro o CFOP 5405 informado.

Quando este CFOP é informado no cadastro do produto, o PDV lança automaticamente CSOSN 500 (quando a empresa é informada como Simples Nacional no sistema), ou CST B 60 (quando a empresa é informada como Regime Normal no sistema). Isso vai acontecer sempre em detrimento do que estiver indicado no cadastro do NCM do produto >>> aba NFC-e.

Em resumo, se um NCM engloba produtos que devem ser vendidos com o CFOP 5405 e 5102, você deve deixar no cadastro do NCM o CSOSN 102. Quando for passar um produto que tem indicado em seu cadastro o CFOP 5405 o PDV vai puxar automaticamente o CSOSN 500

Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!

Encontrou sua resposta?