Pelo sistema Tagplus, o usuário pode registrar uma Nota de Compra realizada com um fornecedor importando no sistema o arquivo XML deste nota. Com esta função fica mais simples somar ao seu estoque no sistema as quantidades dos produtos que foram adquiridos na compra em questão. Também é possível criar os produtos no sistema utilizando o este arquivo XML. Dessa forma, pode-se cadastrar todos os produtos da nota deste fornecedor no sistema com as mesmas configurações que constam na nota.

Caso não tenha em mãos o xml da nota de compra, pode baixá-lo no site da SEFAZ. Aqui consegue verificar como baixar o xml da nota de compra de seu fornecedor

Para poder Importar o XML de uma Nota de Compra acesse:

  • Menu Produtos e Serviços > Nota Fiscal de Entrada

  • No topo direito da tela, clique no botão + Nova Nota fiscal de entrada

  • Quando a nova tela carregar, clique na opção Importar XML

  • Clique em SIM

  • Clique para fazer upload > Encontre e insira o arquivo de xml da nota que deseja importar/registrar no sistema

  • Depois de inserir o arquivo, o sistema vai perguntar se deseja cadastrar os produtos que constam no arquivo xml da nota importado. Caso a escolha seja SIM, o sistema vai cadastrar TODOS os produtos do arquivo EXATAMENTE com a mesma descrição, NCM, unidade, código interno e EAN que o seu fornecedor utiliza nos produtos dele.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Se os produtos indicados no XML da nota que esta sendo importada já possuem cadastro no sistema Tagplus, mas com código interno/Ean diferente do que o seu fornecedor utilizou na nota, caso a opção SIM for utilizada, o sistema vai cadastrar

  • Optando pela opção de não cadastrar automaticamente os produtos, o sistema vai perguntar como desejar vincular os produtos da nota aos seus referentes cadastrado no Tagplus. O sistema utiliza o código interno/Ean para identificar os produtos. Código interno/Ean é como uma digital do produto. Não tem como ter dois idênticos no sistema.

  • Escolhendo Somente pelo código o sistema vai vincular vincular apenas quando o código interno ou ean do produto da nota for idêntico ao do cadastrado no sistema.

  • Escolhendo Pelo código e descrição o produto só será vinculado se estiver cadastrado no sistema exatamente com os mesmos que o seu fornecedor indicou na nota

Quando o produto não possui código semelhante para que este vínculo seja feito, ele ficará indicado de vermelho pois, o sistema não consegue saber qual produto cadastrado no sistema indicar no registro da nota

Neste contexto pode fazer duas atividades:

Clicar no nome do produto > quando aparecer a tela Editar Item indique o produto cadastrado no seu sistema que faz referência ao produto da nota > Salvar

Isso foi feito com o Item 1 da nota. Deve-se fazer o mesmo com os demais na mesma situação para que o sistema qual o produto registrado no sistema que consta na nota e assim poder as movimentações e registros corretamente.

Caso o produto não tenha cadastro no sistema, deve abrir uma nova aba no menu Produtos e cadastrá-lo. Depois que fizer isso, basta indicar ele como indicado no procedimento anterior.

Depois indique o CFOP de entrada. Na grande maioria das vezes será o inverso do usado pelo seu Fornecedor. Para saber o correto, verifique com sua contabilidade.

Se deseja que a nota gere uma conta a pagar informe uma forma de pagamento no faturamento. Para a nota em questão poder movimentar estoque e gerar movimentação financeira ela deve ser CONFIRMADA


Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!

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