Para utilizar essa opção, é preciso que o campo “Habilitar custo de mercadorias vendidas (CMV) na DRE” esteja marcado. Para marcá-lo, basta acessar:
 👉 Menu >> Configurações Gerais >>  Opções do Sistema.
Localize a  Aba Financeiro, marcar o devido campo, depois clique em Salvar e Fechar.
Depois disso, ao acessar o Menu DRE o campo estará disponível.
Informações Importantes: 
⚠️ O CMV será calculado com base nas vendas confirmadas (Venda Simples, NF-e, NFC-e e Cupom S@t) e faturadas. Ou seja, caso você faça o faturamento através de um Pedido/Orçamento, o CMV não será calculado.
⚠️ Também é necessário que a venda tenha uma forma de pagamento indicada na Aba Faturamento, para que um lançamento financeiro seja gerado. 
Para visualizar  lançamentos financeiros é só acessar em sua venda a aba Movimentação Financeira ou realizar a busca no Menu Contas a Pagar e Receber. 
⚠️ O cálculo do CMV é feito com base nas vendas realizadas, baseado no custo médio dos produtos. O custo médio pode ser calculado conforme o registro de uma Entrada, seja através de uma Nota Fiscal de Entrada (Menu >> Registrar Compra) ou de um Ajuste de Estoque do tipo Compra (Menu Realizar Ajuste de Estoque). 
⚠️ Caso o produto não tenha custo médio, o valor do CMV será 0,00. 
Para visualizar o custo médio do seu produto acesse:
👉 Menu >> Gerenciar Produtos >> Aba Valores & Custos. 
Para mais informações sobre Custo Médio, clique aqui (https://ajuda.tagplus.com.br/pt-BR/articles/88601-guia-de-valores-custos-e-lucratividade)
⚠️ Data considerada na DRE: Será a data de criação do lançamento financeiro.
                                                            👇
 
• Ou a data de competência, caso essa esteja preenchida no lançamento financeiro.
Acessando: Menu >> Contas a Pagar e Receber: Localizar e abrir o lançamento financeiro e acessar a aba DRE.  
                                                                      👇                                                        
Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico. 
É sempre um prazer ajuda-los!



