Todas as coleções
Gestão Financeira
Tutoriais
Como calcular ou gerar relatório de comissão?
Como calcular ou gerar relatório de comissão?

Nesse artigo explicaremos em alguns passos como configurar, calcular e gerar relatório de comissão para seus vendedores.

Eduardo Luiz avatar
Escrito por Eduardo Luiz
Atualizado há mais de uma semana

Existem vários modos de se indicar a comissão de um vendedor através do sistema.

Através de uma porcentagem padrão do sistema, através de uma porcentagem informada no cadastro do vendedor ou através do cadastro do produto.

Para informar a porcentagem Padrão do Sistema, acesse o Menu Lateral – Configurações Gerais – Opções do Sistema – aba Preferências. Informe no campo Comissão(%) o valor desejado.

Para cadastrar uma comissão por vendedor acesse o Menu Lateral – Gerenciar Usuários. Localize o vendedor desejado, dê um duplo clique sobre o mesmo. Acesse a aba Dados Secundários e informe no campo Comissão(%).

Para cadastrar uma comissão por produto acesse o Menu Lateral – Gerenciar Produtos. Localize o produto desejado, dê um duplo sobre o mesmo. Acesse a aba Detalhes e informe no campo Comissão(%).

Além disso, também é possível indicar uma comissão para os serviços prestados, para isso acesse o Menu Lateral – Gerenciar Serviços. Localize o serviço desejado e informe no campo Comissão o valor da comissão sobre esse serviço.

Calcular a comissão pelo Relatório

Feito isso, agora será possível gerar o relatório com o valor de comissão do vendedor. Os relatórios que apresentam essa informação são:

  • Relatórios Itens e Serviços;

  • Relatório Comercial;

  • Relatório Financeiro;

Relatório Itens e Serviços: Nesse relatório serão apresentadas as vendas detalhadas pelos produtos vendidos. Para gerar esse relatório, acesse o Menu Lateral – Relatórios – Clique em Relatório Itens e Serviços e em seguida Novo.

Após acessar o Relatório basta escolher os filtros desejados, por exemplo, Tipo de Relatório, Data Considerada, Período e qualquer outro tipo de filtro que desejar.

Para que a comissão seja apresentada clique sobre o botão comissão, e indique sobre qual porcentagem a comissão será calculada.

Após isso, clique em gerar para que o relatório seja apresentado, para visualizar a coluna de Comissão, clique o botão Colunas ... no canto direito superior e selecione a coluna % Comissão e Vr. Comissão (localizado no final da listagem).

Relatório Comercial: Nesse relatório as vendas serão apresentadas sem detalhar os produtos, somente a venda realizada. Para gerar esse relatório, acesse o Menu Lateral – Relatórios – Clique em Relatório Comercial e em seguida Novo. 

Assim que acessar o Relatório, escolha os filtros desejados, por exemplo, Tipo de Relatório, Data Considerada, Período e qualquer outro tipo de filtro que desejar. 

Para que a comissão seja apresentada clique sobre o botão comissão, e indique sobre qual porcentagem a comissão será calculada. 

Após isso, clique em Gerar, para visualizar a coluna de Comissão, clique o botão Colunas ... no canto direito superior e selecione as colunas % Comissão e Vr. Comissão (localizado no final da listagem).

Relatório Financeiro: Nesse relatório serão apresentados os lançamentos financeiros presentes no Menu Contas a pagar e Receber, portanto serão, considerados todos os lançamento financeiros provenientes de venda ou não. Para gerar esse relatório, acesse o Menu Lateral – Relatórios – Clique em Relatório Financeiro e em seguida Novo.

Assim que acessar o Relatório, escolha os filtros desejados, por exemplo, Tipo de Lançamento (crédito), Data Considerada, Período e qualquer outro tipo de filtro que desejar. 

Para que a comissão seja apresentada em Tipo de Lançamento selecione Crédito, em Comissão indique sobre qual porcentagem a comissão será calculada.

Após isso, clique em gerar para que o relatório seja apresentado, para visualizar a coluna de Comissão, acesse a opção Colunas ... e selecione as colunas % Comissão e Vr. Comissão (localizado no final da listagem).

Calcular a comissão pelo Menu Gerenciar Usuários

Para calcular a comissão pelo menu Gerenciar Usuários acesse o Menu Lateral - Gerenciar Usuários - selecione o usuário que deseja calcular a comissão, vá em "Mais Ações" - "Comissão".

Ao abrir a tela selecione em "Tipo" a origem dos valores.
Informe em "Período" a referência de data que será usada para filtrar os valores desejados.
Informe em Opções se deseja Gerar um PDF ou um lançamento financeiro.
Por fim basta clicar em "Calcular Comissão"

Veja o procedimento sendo realizado na imagem abaixo.

Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!

Respondeu à sua pergunta?