Como utilizar o menu Consignação
Eduardo Luiz avatar
Escrito por Eduardo Luiz
Atualizado há mais de uma semana

A consignação é um menu que serve para empresas (consignador) que cedem para determinados empresários vendedores (consignatário), uma quantia de produtos, com margem previamente definida, e cujo acerto é realizado em data acordada, com mercadorias não movimentadas podendo ser devolvidas. É uma solução para aumentar as vendas, sem precisar investir muito.

Para criar uma consignação, temos que acessar o Menu >> Consignação.

Obs: Este menu está disponível somente para os planos Safira e Diamante. 

Depois iremos criar uma consignação, temos dois modelos a Consignação Simples e a Consignação (MODELO 55):

CONSIGNAÇÃO SIMPLES:

Na consignação você deve informar o nome do cliente e os produtos serão consignados. Após indicar as informações clique em Confirmar. 


Após o período combinado, deveremos fazer o retorno da consignação. Para isso, acesse a consignação desejada, vá em Mais Ações, Retorno de Consignação.

No nosso exemplo temos 1 item em consignação com 5 unidades, e o mesmo foi vendido 3 unidades, portanto iremos retornar 2 unidades.
Como na imagem:

Na aba faturamento você deve indicar a forma de pagamento das unidades que foram vendidas.

CONSIGNAÇÃO (NF-e 55)

Em Modelo de Consignação selecione NF-e (55).

Na consignação você deve informar o nome do cliente e os produtos serão consignados. Após indicar as informações clique em Confirmar. 

Quando confirma, automaticamente já é gerado a NF-e para preenchimento. É muito importante indicar o CFOP de Consignação, um exemplo é o 6917, mas recomendamos fazer a consulta com o contador:

Na aba produtos já estará indicado os produtos que foram indicados na consignação, porém é necessário informar a tributação de cada item.

Depois que finalizar de preencher os dados da nota, envie para que ela seja aprovada.

Após o período combinado, deveremos fazer o retorno da consignação. Para isso, acesse a consignação desejada, vá em Mais Ações, Retorno de Consignação. Só é possível retornar a consignação se a NF-e estiver aprovada. 

Indique a quantidade vendida e confirme o retorno. 

Ao confirmar aparecerá a seguinte informação:

É necessário registrar a entrada das mercadorias que não foram vendidas. Caso o consignatário tenha emitido uma nota desses itens você deve dar entrada através do menu Registrar Compra >> Nota Fiscal de Entrada >> Novo e preencher com o CFOP de entrada de consignação, por exemplo o 1.917, após isso clicar em Salvar e Fechar. Caso a nota esteja completa pode confirma-la para movimentar o financeiro e o estoque. 

Caso o consignatário não tenha emitido uma nota para sua empresa, será necessário registrar a entrada dos itens através do menu Emitir NF-e. Indicamos consultar seu contador, para verificar as tributações que serão utilizadas nesse caso. 

Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!

Respondeu à sua pergunta?