Como realizar uma devolução de NFC-e
Kianny Ananda avatar
Escrito por Kianny Ananda
Atualizado há mais de uma semana

Para realizar a devolução de uma NFC-e de forma fiscal, para que a Sefaz tenha conhecimento dos itens devolvidos, é necessário realizar a emissão de uma NF-e de Devolução, referenciando a NFC-e dos itens que serão devolvidos.

A devolução de NFC-e só é possível ser realizada no sistema online. Para emitir, o primeiro passo é acessar o menu Emitir NF-e

Obs.: O emitente precisa ser credenciado na Sefaz e ter a liberação para poder emitir esse modelo de nota.

Ao acessar o menu, selecione Novo e marque o tipo Entrada

1 - O Destinatário será a sua própria empresa, visto que os itens estão retornando para a mesma.

2 - A Finalidade da Emissão será NF-e de Devolução. Ao marcar essa opção a aba Notas Referenciadas será habilitada para referenciar a Chave de Acesso da NFC-e onde os itens foram vendidos.

3 - No campo CFOP, verifique qual CFOP de devolução indicar. Ele será iniciado com 1, por ser uma operação de entrada para o mesmo estado (UF). Sugerimos que você realize uma consulta com o seu contador para verificar a terminação do CFOP a ser indicado nesta nota.

Veja a tabela de CFOP disponibilizada pela Sefaz: https://www.sefaz.pe.gov.br/Legislacao/Tributaria/Documents/Legislacao/Tabelas/CFOP.htm

O próximo passo seria selecionar a aba Notas Referenciadas para indicar a chave de acesso da NFC-e. Indique o modelo NFC-e e o número da chave. O número é localizado na própria nota, basta abri-la no menu Emitir NFC-e e copiar o campo Chave de Acesso.

Após referenciar a chave de acesso, selecione a aba produtos e indique os produtos que serão devolvidos com a quantidade e o valor. Verifique também qual tributação indicar nos itens. A tributação é acessada pelo ícone tributação.

Para a NF-e de devolução não movimentar o financeiro, poderia indicar a forma de pagamento Devolução de Mercadorias, que não realiza lançamento financeiro. Ou não indicar forma de pagamento. Se quiser que movimente o financeiro (devolver o dinheiro para o cliente, por exemplo), é só indicar outra forma de pagamento que realize lançamento financeiro.

Depois, é só Enviar e aguardar a aprovação. 

Obs.: Em caso de troca, se o cliente levar um outro produto, é só realizar uma nova venda com NFC-e, se precisar registrar como venda fiscal.


Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!

Respondeu à sua pergunta?