Todas as coleções
Vendas e Movimentações
Tutoriais
Como Utilizar o Menu Troca/Devolução?
Como Utilizar o Menu Troca/Devolução?
Eduardo Luiz avatar
Escrito por Eduardo Luiz
Atualizado há mais de uma semana

Para fazer uma Troca ou Devolução, vamos em menu Troca/Devolução, após o carregamento da página, clique em Novo, na parte superior do seu sistema.

Indique o tipo Troca ou Devolução. No exemplo a seguir, irei realizar um exemplo de como realizar uma Troca.

No campo Nota escolha a operação em que deseja realizar a troca entre NF-e, NFC-e, Venda Simples ou NF-e série D.

Identifique o número da movimentação que deseja realizar a troca/devolução, em seguida seus produtos serão carregados automaticamente para que seja escolhido os produtos que serão devolvidos. Irá aparecer também as opções de como será a entrada e saída, basta selecionar a forma desejada.

O sistema listara os itens, e o valor que foi vendido. No campo Quantidade indique a quantidade que será devolvida.

Os produtos que for devolver basta manter, os que não serão devolvidos clique no botão "X" vermelho no canto direito para retirar da lista.

Quando você confirmar esta devolução o sistema irá lhe perguntar o que será feito com o financeiro. Basta indicar qual será a ação desejada com relação ao financeiro e clicar em OK.

Depois de confirmado o sistema irá exibir uma nova aba de nome Movimentações. Nesta aba será exibido as movimentações feitas na troca, neste exemplo será um ajuste de estoque para entrada da mercadoria no estoque e uma NF-e para a nova venda, afinal é uma troca.

Clique no botão Acessar no canto direito da NF-e para finalizar a nova venda com as mercadorias que o cliente for levar.

Ao acessar o ajuste de estoque irá aparecer os produtos da troca ou devolução. Ao acessar a NF-e você deve indicar os produtos a serem vendidos. 

Observe que os produtos trocados vieram preenchidos, para caso seja uma troca de mercadorias com defeito e queira revender produtos novos os mesmos já estarão indicados. Porém caso seja uma venda de outra mercadoria basta remover clicando no botão "X" vermelho no canto direito para limpar os produtos e indicar o novo produto.

No exemplo acima, eu optei por “Não movimentar o financeiro”, portanto, não irá realizar nenhuma movimentação no financeiro. Se optar por “Usar o valor como crédito na nota de saída”, o valor dos produtos devolvidos, serão dados como crédito para abater no valor desta venda. Sendo assim, o sistema irá criar uma forma de pagamento chamado “DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS” com o valor original da devolução, na aba Faturamento. Para criar outra forma de pagamento, basta clicar em Nova Parcela.

Após realizar todos os procedimentos, basta clicar em Confirmar:

No caso de ser uma Devolução o procedimento é bem semelhante, porém não irá aparecer a opção de criar a nova venda. Ao confirmar o sistema irá lhe oferecer as opções para financeiro:

A opção de Vale Troca irá abrir o impresso referente ao vale, e quando o cliente apresentar este vale para desconto em uma futura venda basta dar o desconto do valor indicado no vale.

Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!

Respondeu à sua pergunta?