Para realizar a devolução de uma Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e - SAT) de forma fiscal. Para que a Sefaz tenha conhecimento dos itens devolvidos, é necessário realizar a emissão de uma NF-e de Devolução, referenciando a chave do SAT que os itens que serão devolvidos.
Obs.: O emitente precisa ser credenciado na Sefaz e ter a liberação para poder emitir esse modelo de nota.
Acesse o menu Emitir NF-e.
Ao acessar o menu, selecione Novo e marque o tipo Entrada.
1 - O Destinatário será a sua própria empresa, visto que os itens estão retornando para a mesma.
2 - A Finalidade da Emissão será NF-e de Devolução. Ao marcar essa opção a aba Notas Referenciadas será habilitada para referenciar a Chave de Aprovação do SAT onde os itens foram vendidos.
3 - No campo CFOP, verifique qual CFOP de devolução indicar. Ele será iniciado com 1, por ser uma operação de entrada para o mesmo estado (UF). Sugerimos que você realize uma consulta com o seu contador para verificar a terminação do CFOP a ser indicado nesta nota.
Veja a tabela de CFOP disponibilizada pela Sefaz: https://www.sefaz.pe.gov.br/Legislacao/Tributaria/Documents/Legislacao/Tabelas/CFOP.htm
O próximo passo seria selecionar a aba Notas Referenciadas para indicar a chave de aprovação. Indique o modelo SAT e o número da chave. O número é localizado no cupom, basta abri-lo no menu SAT Emitidos no ERP e copiar o campo Chave de Aprovação.
Após referenciar a chave de acesso, selecione a aba produtos e indique os produtos que serão devolvidos com a quantidade e o valor. Verifique também qual tributação indicar nos itens. A tributação é acessada pelo ícone tributação.
Para a NF-e de devolução não movimentar o financeiro, poderia indicar a forma de pagamento Devolução de Mercadorias, que não realiza lançamento financeiro ou não indicar forma de pagamento. Se quiser que movimente o financeiro (devolver o dinheiro para o cliente, por exemplo), é só indicar outra forma de pagamento que realize lançamento financeiro.
Depois, é só Enviar e aguardar a aprovação.
Obs.: Em caso de troca, se o cliente levar um outro produto, é só realizar uma nova venda com SAT - CF-e, se precisar registrar como venda fiscal.
Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!