Antes de iniciar a sincronização de produtos com a plataforma Olist, é importante observar alguns pontos necessário para que seu anúncio nos marketplaces sejam bem sucedidos. 

A equipe Olist fornece um guia de informações sobre boas práticas de cadastros de produtos focando em anúncios em marketplaces, o que pode ajudar ao realizar o seu cadastro no ERP já que a integração irá enviar estas informações para o Olist, os guias podem ser acessados abaixo

Levando em consideração as indicações e regras para anúncios no Olist, devemos adequar o cadastro de seus os produtos do seu sistema ERP para obter a aprovação da moderação Olist e um melhor posicionamento nos marketplaces. 

Abaixo serão listadas as informações obrigatórias para que seus produtos seja aprovados pelos revisores do Olist:

Informações Básicas do Produto

  • Código de Barras(EAN):  Insira um código de barras de 13 dígitos, sem hífen ou espaços.

  • Código Interno: Você pode preencher o código utiliza pela sua empresa internamente.

  • Descrição Principal do Produto: Mínimo de 10 caracteres e máximo de 60 caracteres.

  • Categoria: A categorização é feita de forma automática pelo sistema Olist de acordo com o Título, Marca do produto e Descrição. Confira se as categorias estão corretas, é possível editar na plataforma caso necessário.

  • Descrição Completa para Loja: Acessar aba loja virtual e preencher apenas a descrição detalhada. Coloque todas as informações necessárias para que o comprador não tenha dúvidas e que seu anúncio esteja atrativo para compras.

    ATENÇÃO: Deve possuir no mínimo 80 Caracteres.

Preço e Estoque de Produto

O preço e estoque serão indicados na aba principal do produto no TagPlus.

  • Estoque de Revenda:  Preencha com a quantidade de estoque disponível do produto.

  • Preço(Valor de Venda Varejo): Cadastre o preço do produto na campo Valor de Venda Varejo. Caso desejar inserir um valor de ofertar inserir na aba loja virtual no campo destinado para tal. Caso não queira colocar desconto deixar em branco ou como zero, na plataforma Olist será exibido como o mesmo valor de venda varejo.

ATENÇÃO: A integração não irá realizar alterações de estoque em seus produtos no TagPlus. Isso acontecerá somente a partir de vendas ou notas fiscais confirmadas a partir de pedidos realizados.

Imagens

É obrigatório inserir no mínimo a imagem principal do produto, em caso de várias imagens, elas poderão ser inseridas normalmente no ERP que serão enviadas. A imagem principal é a que será utilizada como capa do produto na plataforma Olist.

Atenção para as configurações das imagens: 

  • A fotos precisam ter fundo branco e qualidade profissional.

  • Dimensões de 600x600px até 2500x2500px e até 10MB.

  • A foto de capa precisa ser do produto. Em algumas categorias é possível subir fotos ambientadas como secundárias.

  • Não colocar textos, logos e marcas d'água nas imagens.

  • Neste video pode ser encontrado algumas dicas importantes para a utilização das imagens no Olist e nos marketplaces

Ficha Técnica do Produto

  • Medidas do produto sem a embalagem original: Cadastre as medidas do produto fora de sua embalagem original na aba Atributos.

  • As dimensões deverão ser cadastradas nas unidades utilizadas acima (quilos e metros), ao sincronizar o produto elas serão convertidas para as unidades padrão da plataforma que são em gramas e centímetros.

Os valores devem ser preenchidos também nos campos exibidos ao clicar em "Dados de Envio/Embalagem" considerando desta vez as medidas do produto na embalagem.

Medidas do produto embalado para envio:

  • Altura: Min 2cm Max 105cm

  • Largura: Min 11cm Max 105cm

  • Comprimento: Min 16cm Max 105cm

  • Soma máxima das medidas (larg. + alt. + comp.): 200cm

  • Peso máximo por pacote: 30kg

Como cadastrar dados da embalagem do produto

  • A embalagem comporta mais unidades desse mesmo produto: Esta opção estará disponível apenas na plataforma Olist, você pode utilizá-la caso necessário na plataforma.

  • Prazo para enviar: Esta opção estará disponível apenas na plataforma Olist, você pode utilizá-la caso necessário na plataforma.

  • Atributos: O atributo Marca é obrigatório e deverá ser cadastrado em seu ERP exatamente com o nome “MARCA” conforme indicado abaixo. O preenchimento dos atributos complementares facilitam a busca do comprador e ajudam no ranqueamento do produto e você criar quantos forem necessários no ERP que serão enviados para a plataforma Olist.

Produtos Grade

  • ATENÇÃO: Na plataforma Olist não existe distinção entre produtos normais e grade assim como é configurado em seu sistema ERP. Desta forma, seus produtos grade serão sincronizados individualmente como produtos normais, mantendo toda a configuração criada no ERP para cada filho da grade mas como produto normal e individual na plataforma Olist. É importante ressaltar que os códigos de barras considerados neste caso serão os códigos secundários inseridos em cada filho da grade acontecendo o mesmo para seu estoque, portanto, preencha todos estes campos para obter sucesso na integração e sincronização deste tipo de produto.

Acima foram listadas a maioria das situações essenciais ao cadastro do anúncio de produtos na plataforma Olist.

Após o cadastro e sincronização do produto, o mesmo irá para a equipe de moderação do Olist que poderá aprovar, rejeitar ou solicitar correções nos produtos. Caso isto aconteça você pode realizar as alterações pelo próprio sistema ERP que as informações serão sincronizadas novamente e ficaram pendentes para mais uma avaliação na Olist.

Perceba que mesmo enviando todas estas informações não podemos garantir a aprovação do produtos pela moderação Olist, portanto, estude os links disponíveis no inicio deste tutorial para ter uma maior aproveitamento de tempo nesta etapa de cadastros e evitar que o produto seja rejeitado várias vezes. 

Links Úteis:

Como Realizar Integração com Olist

Sincronizando Pedidos com Olist

Caso ainda tenha dúvidas você pode entrar em contato com a equipe de suporte pela própria plataforma Olist.

É sempre um prazer ajudá-los!

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