Para cadastrar os seus clientes previamente e indicá-los em vendas, pedidos, orçamentos, ordens de serviços e emissão de notas. Acesse em seu TagPlus o
Menu >> Gerenciar Clientes >> Novo.


O cadastro do cliente é bem simples. Abaixo, vamos explicar um pouco do preenchimento de alguns dados em cada uma das abas existentes.

Aba Dados Pessoais: Os campos exibidos para preenchimento variam conforme o tipo de pessoa e a origem que você indicar.

A primeira seleção a ser definida é o tipo de pessoa deste contato: se será Pessoa Física ou Pessoa Jurídica e a sua origem: Nacional ou Estrangeira (a indicação da origem deste contato estará ligada diretamente com os dados para o cadastro do endereço que deverá ser indicado).

Informações importantes sobre alguns campos:

1. Ativo: Indicando Sim: o cadastro estará ativo e pronto para uso. Indicando Não e salvando, o cadastro será inativado.
2. Informação Adicional: Campo para adicionar informações de uso interno somente neste formulário.
3. Código do Cliente: Pode ser indicado livremente ou se você clicar sobre o ícone da calculadora lhe gerará um código aleatório para uso.
4. Categoria: Você pode criar um controle interno categorizando o tipo do seu cliente. E assim filtrar por essa categoria no relatório de entidades.
5. Observações: Campo para adicionar informações de uso interno somente neste formulário.

Aba Dados Secundários:

1. Receber E-mail: Marcando sim, ao gerar uma Nota Fiscal Eletrônica para o cliente, assim que essa nota for aprovada ele receberá a mesma automaticamente no endereço de e-mail cadastrado na aba Dados pessoais.
2. Limite de crédito: Valor máximo de crédito em que o cliente pode ter aberto no sistema, caso o cliente ultrapasse esse limite a venda poderá ser restringida.
Saiba mais clicando aqui .

Aba Contatos:

1. Refere-se a qual será o tipo de cadastro do seu cliente: comercial, residencial...
2. O tipo de contato: pode ser classificado por e-mail, telefone, rede social deste cliente. Você poderá definir mais que um tipo de contato igual para o mesmo cliente, exemplo: dois números de celular, mas apenas um deles deverá ser marcado como um contato principal.

3. Detalhes: Você pode adicionar qualquer informação, no entanto é somente para controle interno, sendo exibida apenas neste formulário.

Aba Endereços:

  1. Buscar CEP: Busca completa do endereço através deste.

Aba Tributação:

É indicado o preenchimento desta aba somente se o cliente a ser cadastrado possuir uma tributação particular, aplicada somente para o mesmo.

Aba Vendedores:

Deve-se preencher somente se você desejar que o vendedor indicado venda exclusivamente para este cliente.


Aba Forma de Pagamento:

Caso seja indicada uma forma de pagamento para este cliente, todas as movimentações do sistema irão carregar automaticamente esta forma de pagamento para o faturamento.

Botões superiores:

  1. Consulta SPC/Serasa: https://ajuda.tagplus.com.br/pt-BR/articles/2723907-como-funciona-a-consulta-spc-pessoa-fisica-e-juridica

  2. Envio SMS: https://ajuda.tagplus.com.br/pt-BR/articles/2892612-como-funciona-o-tagplus-sms

  3. Enviar GMail: Se você estiver logado em sua conta gmail é possível iniciar um e-mail selecionando um cliente da listagem.

  4. Exportar e-mails: Gera através do excel a exportação dos endereços de e-mails para os todos os clientes aplicados através do filtro avançado do menu.

  5. Saldo devedor: Exibe os créditos vencidos, confirmados ou a vencer do cliente.

  6. Histórico de compras: Todas as compras efetuadas pelo cliente.

  7. Vales: Exibirá se o cliente possuir vale compras em aberto.

  8. Imprimir fecha de cadastro: Imprime os dados cadastrados para o cliente selecionado.

  9. Consultas: Consultas por CPF ou CNPJ diretamente no site do governo (Disponível apenas nos planos Safira e Diamante).

Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!

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