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Como cadastrar um cliente?

Procedimento para realizar o cadastro de clientes, utilizando o menu Gerenciar Clientes

Jonatan Marinho Elstner avatar
Escrito por Jonatan Marinho Elstner
Atualizado há mais de um ano

Cadastrando o cliente

Para cadastrar os seus clientes previamente e indicá-los em movimentações. Acesse em seu TagPlus o
Menu >> Gerenciar Clientes >> Novo.


O cadastro do cliente é bem simples. Abaixo, vamos explicar um pouco do preenchimento de alguns dados em cada uma das abas existentes.

Dados Pessoais

Os campos exibidos para preenchimento variam conforme o tipo de pessoa e a origem que você indicar.

A primeira seleção a ser definida é o tipo de pessoa deste contato: se será Pessoa Física ou Pessoa Jurídica e a sua origem: Nacional ou Estrangeira (a indicação da origem deste contato estará ligada diretamente com os dados para o cadastro do endereço que deverá ser indicado).

Informações importantes sobre alguns campos:

1. Ativo: Indicando Sim: o cadastro estará ativo e pronto para uso. Indicando Não e salvando, o cadastro será inativado.
2. Informação Adicional: Campo para adicionar informações de uso interno somente neste formulário.
3. Código do Cliente: Pode ser indicado livremente ou se você clicar sobre o ícone da calculadora lhe gerará um código aleatório para uso.
4. Categoria: Você pode criar um controle interno categorizando o tipo do seu cliente. E assim filtrar por essa categoria no relatório de entidades.
5. Observações: Campo para adicionar informações de uso interno somente neste formulário.

Dados Secundários

1. Receber E-mail: Marcando sim, ao gerar uma Nota Fiscal Eletrônica para o cliente, assim que essa nota for aprovada ele receberá a mesma automaticamente no endereço de e-mail cadastrado na aba Dados pessoais.
2. Limite de crédito: Valor máximo de crédito em que o cliente pode ter aberto no sistema, caso o cliente ultrapasse esse limite a venda poderá ser restringida.
Saiba mais clicando aqui .


Contatos

1. Refere-se a qual será o tipo de cadastro do seu cliente: comercial, residencial...
2. O tipo de contato: pode ser classificado por e-mail, telefone, rede social deste cliente. Você poderá definir mais que um tipo de contato igual para o mesmo cliente, exemplo: dois números de celular, mas apenas um deles deverá ser marcado como um contato principal.

3. Detalhes: Você pode adicionar qualquer informação, no entanto é somente para controle interno, sendo exibida apenas neste formulário.


Endereços

  1. Buscar CEP: Busca completa do endereço através deste.


Tributação

É indicado o preenchimento desta aba somente se o cliente a ser cadastrado possuir uma tributação particular, aplicada somente para o mesmo.

Vendedores

Deve-se preencher somente se você desejar que o vendedor indicado venda exclusivamente para este cliente.

Forma de Pagamento

Caso seja indicada uma forma de pagamento para este cliente, todas as movimentações do sistema irão carregar automaticamente esta forma de pagamento para o faturamento.

Botões

  1. Enviar GMail: Se você estiver logado em sua conta gmail é possível iniciar um e-mail selecionando um cliente da listagem.

  2. Exportar e-mails: Gera através do excel a exportação dos endereços de e-mails para os todos os clientes aplicados através do filtro avançado do menu.

  3. Saldo devedor: Exibe os créditos vencidos, confirmados ou a vencer do cliente.

  4. Histórico de compras: Todas as compras efetuadas pelo cliente.

  5. Vales: Exibirá se o cliente possuir vale compras em aberto.

  6. Imprimir fecha de cadastro: Imprime os dados cadastrados para o cliente selecionado.

  7. Consultas: Consultas por CPF ou CNPJ diretamente no site do governo (Disponível apenas nos planos Safira e Diamante).

Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!

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