Como cadastrar formas de pagamento?

Procedimento para gerenciar formas de pagamento.

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Escrito por Ludmila Madeira
Atualizado há mais de uma semana

Assim que o sistema é instalado para você, ao acessar o menu Cadastro de forma de pagamento você já visualizará algumas formas de pagamento pré-cadastradas.
E você ainda poderá cadastrar quantas mais desejar.

Uma orientação importante: Toda forma de pagamento precisa ser vinculada a uma conta bancária. No sistema já existirá a conta bancária Caixa Físico que pode ser usada.

Mas para cadastrar uma nova conta bancaria acesse: https://ajuda.tagplus.com.br/pt-BR/articles/6325151-tagplus-2-0-como-cadastrar-uma-conta-bancaria

Vamos iniciar o cadastro da Forma de Pagamento.
Acesse Finanças >> Formas de pagamento.

Clique em + Nova Forma de pagamento.

O cadastro é bem intuitivo. Nos campos em amarelo o preenchimento é obrigatório. Nesse menu lateral (Scrollspy), os itens do menu de navegação são ativos à medida que você acessar as seções da página.

Vamos fazer um tour rápido sobre quais informações inserir em cada campo:

Informações Gerais:

1. Descrição: O nome da forma de pagamento a ser cadastrada.
2. Forma de pagamento PDV: Como a forma de pagamento será usada no ponto de vendas (PDV).
3. Tipo de Forma de Pagamento: Se a forma de pagamento será somente para efetuar pagamentos, somente recebimentos ou ambos.
4. Indicados da Forma de Pagamento: O Tipo da forma de pagamento: Se é 'à vista' ou 'à prazo'.


Financeiro:

1. Lançar no financeiro: Se a forma de pagamento criará ou não um lançamento no Menu de controle financeiro (Contas a Pagar e Receber).
2. Confirmar financeiro automaticamente: Indica se assim que a Venda/Nota for confirmada/aprovada, o lançamento deverá ser confirmado automaticamente no financeiro.
3. Conta bancária: Define qual a conta bancária de controle o lançamento deve ser vinculado.

• Boleto:

1. Espécie: Como padrão utilize a Duplicata Mercantil.


Opções Gerais:

1- Carnê: Selecionando a opção, indicará que a forma de pagamento deverá permitir o controle e impressão de um Carnê (Crediário). Ao criar a forma de pagamento com essa opção, após você usá-la em alguma movimentação ela não poderá mais ser alterada.
2- Exibir na NF-e: Ao selecionar, você estará indicando que a forma de pagamento é uma Duplicata, e por tanto deverá ser impressa na DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica).
3- Gerar número do documento automaticamente: Essa opção deverá ser selecionada preferencialmente para quando a forma de pagamento for um Boleto, a opção indica que o número do documento será gerado automaticamente tanto na fatura quanto nos lançamentos financeiros.
4- No vencimento, desconsiderar finais de semana: Ao selecionar a opção, quando o vencimento de uma parcela cair no final de semana, o vencimento será alterado para o próximo dia atual.

Opções de Taxa

Essa opção será utilizada para quando a forma de pagamento possuir a opção de parcelamento.


1- Juros da loja (%ao mês): Juros que a loja cobrará do cliente pelo parcelamento da compra.
2- Taxa por parcela (R$): Taxa por parcela (Valor único) que a loja cobra do cliente.
3- Multa atraso: Multa de valor único cobrado, deve ser aplicado sobre o valor da parcela, uma única vez.

4- Mora atraso (% ao dia): Multa em juros cobrados ao dia pela loja do cliente, por atraso no pagamento da parcela. Se você precisar converter essa taxa para Juros ao dia

5- Taxa banco: Taxa cobrada do banco para a empresa pela emissão do boleto.


Opções parcelamento:
Preencher somente para as formas de pagamento que tiverem as condições de parcelamento.

1. Máximo de parcelas: Quantidade de parcelas.
2. Intervalo entre parcelas: Intervalo de dias entre as parcelas lançadas nessa forma de pagamento. Não utilizado para TEF (Transação Eletrônica de Fundos).
3. Considerar primeira parcela: Indica se o intervalo deve ser aplicado na primeira parcela.

Opções Cartão

1. Operadora: Nome da operadora do cartão.
2. Taxa de operação: Porcentagem cobrada da loja normalmente pela operadora de cartão de crédito/débito.
3. Incluir taxa por parcelamento: Opção para adicionar as taxas cobradas por parcelamento do cartão. (https://ajuda.tagplus.com.br/pt-BR/articles/3023839-como-configurar-taxas-de-operacao-para-formas-de-pagamento)

Opções TEF (Transação Eletrônica de Fundos

1. Tipo: Tipo do TEF utilizado nessa integração. Para isso veja a nossa lista de aparelhos homologados: https://ajuda.tagplus.com.br/pt-BR/articles/5158323-listagem-de-equipamentos-homologados
2. Rede administradora: A rede administradora do TEF.
3. Dias de compensação: Prazo para lançamento dos valores pagos à loja pela operadora em transação TEF. Ex: Se informar 30, cada parcela do Cartão no TEF será lançado 30 dias de prazo entre si.

Detalhamento

Deve ser utilizado para registrar os detalhes sobre a forma de pagamento (Recomendado para quando for o boleto).

GerenciaNet

O GerenciaNet é uma empresa responsável por emissão de boletos, por onde
você pode contratar este serviço e utilizar a emissão integrada com o TagPlus.

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