O CF-e-SAT, modelo 59, é um documento fiscal eletrônico, emitido, armazenado e transmitido automaticamente pelo equipamento SAT, de existência apenas digital, documenta operações de circulação de mercadorias no varejo. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital feita pelo equipamento SAT por meio do seu Certificado Digital.

O projeto SAT-CF-e é um projeto da Secretaria da Fazenda que tem por objetivo a documentação eletrônica das operações comerciais do varejo do Estado de São Paulo. 

Como o CF-e-SAT só existe na forma eletrônica, o consumidor receberá como comprovante de sua aquisição o chamado Extrato do CF-e-SAT.

Com o CF-e-SAT, procura-se estabelecer um novo padrão para o varejo: documento fiscal válido é o Documento Fiscal Eletrônico existente na base de dados do Fisco. Este padrão é similar ao atualmente utilizado pela NF-e.

Base Legal: Parágrafo único, do artigo 1º da Portaria CAT-147, de 05-11-2012.

Associado à uma tecnologia moderna e inovadora, o CF-e-SAT deve substituir o atual equipamento emissor de cupom fiscal (ECF). A mudança permitirá que os consumidores localizem, em prazo menor que o atual, seu documento fiscal no programa da Nota Fiscal Paulista.

Além disso, o sistema eletrônico deve simplificar as obrigações dos estabelecimentos com o fisco que, por sua vez, poderá saber as reais operações de venda de um determinado comércio.

Obrigatoriedade de uso do CF-e-SAT:


Verifique a obrigatoriedade através do link abaixo.

https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/sat/Paginas/obrigatoriedade.aspx

Passo a Passo para uso do SAT-CF-e:

É necessário adquirir os equipamentos compatíveis com o sistema TagPlus. 

Nós recomendamos o uso do SAT Fiscal DIMEP, entretanto o sistema TagPlus também funcionará com os SAT's das marcas  TANCA, GERTEC, URANO, Daruma, Elgin e Bematech.

As impressoras compatíveis são:

  • Daruma: DR700 (Le,He ou ETH), DR800L e DR800H.
  • Bematech: MP-4200 TH, MP-5100 TH e MP-100S.

Outras impressoras podem funcionar, mas não garantimos o funcionamento.

Obs.: Os SAT's Daruma e Elgin funcionam apenas com as impressoras da Daruma.

Após adquirir os equipamentos é necessário registrar e vincular o SAT ao CNPJ do contribuinte no site da SEFAZ-SP. No link abaixo possuí um passo a passo de como realizar a vinculação.

Procedimento Cupom Fiscal Eletrônico - CF-e (SAT) - Vinculação e Ativação

Agora o SAT está pronto para uso!

Caso tenha sido realizado com sucesso, na função “Visualizar Equipamento SAT” a situação do equipamento constará como “Ativo”.

Para maiores informações, acesse:
http://www.fazenda.sp.gov.br/sat/obrigatoriedade/obrigatoriedade.asp

Pontos negativos x Vantagens oferecidas

Existem diversos estabelecimentos que não precisam emitir Nota Fiscal Eletrônica, mas, frente ao problema abordado, deverão ser obrigados ao uso da mesma a fim de realizar operações de estorno de uma venda.

Isso pode ser visto como uma desvantagem, mas, apesar disso, vale lembrar que o sistema SAT-CF-e é um novo padrão de equipamentos de baixo custo, que autentica, com validade jurídica e transmite via internet os cupons dos estabelecimentos comerciais. Dentro outras vantagens ele também simplifica as obrigações acessórias dos varejistas.

Há pouco o sistema se tornou obrigatório. Uma fase de adaptação é necessária para que ele possa alcançar todo o prometido em seu projeto piloto. Dessa forma, não podemos esquecer de todos os benefícios que serão somados com o tempo de sua implementação, pois esses já são em sua maioria, realidade.


Fonte: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/sat/Paginas/perguntas-frequentes.aspx

Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!

Encontrou sua resposta?