Como obter o arquivo XML?
Geralmente o seu fornecedor envia este arquivo para o seu e-mail junto com o PDF da nota. Caso tenha recebido você pode obter este XML na Receita Federal. Cliquem em Como obter o XML de compra junto a Sefaz e veja como é simples obter este arquivo junto a Receita.
Em qual menu e como faço a importação do XML da Nota de Compra?
Estando com XML salvo em seu computador, acesse o menu Registrar Compra
Em seguida clique sob a opção Importar XML.
Clique sob a opção Escolher arquivo e indique o XML salvo em seu computador
Cadastrar produtos de forma automática/vincular já existentes.
Ao importar o arquivo, deverá aparecer em sua tela as seguintes mensagens :
1. Sim: O sistema irá cadastrar todos os produtos do XML de compra no seu sistema.
2. Não: Para quando os produtos dessa nota já estão cadastrados no sistema.
E clicando em Não, o sistema verificará se os produtos do XML também estão no seu sistema. Essa verificação pode ser feita Somente pelo Código do Produto ou Pelo Código e Descrição. Como é possível verificar na imagem a seguir:
Em outras palavras se o código do produto (interno ou EAN) cadastrado no sistema Tagplus, for idêntico ao que consta na nota do fornecedor o sistema vai vincular essas referências de produtos na nota e no seu sistema.
Inserir CFOP e outros dados no Cabeçalho
Depois que selecionar como serão indicados na nota está mensagem vai aparecer.
Basta clicar em Ok e outras mensagens perguntando se deseja incluir valore de frete e outras despesas como valores adicionais no valor de custo dos produtos. Cliquei SIM caso deseja que isto aconteça.
Feito isto o lançamento referente a nota importada pelo XML vai abrir no sistema. Nesta parte vai conferir os dados, ajustar o que pode/deve ser ajustados (como data de entrada por exemplo) e indicar o CFOP.
Lembre-se:
Na aba cabeçalho indique o CFOP referente a operação de compra, pois ao importar o XML o CFOP que vem na nota não pode ser usado, já que a NF-e emitida pelo fornecedor foi de uma operação de saída e essa operação será de entrada.
Se na nota de compra recebida tem o CFOP iniciado com 5xxx: O CFOP a ser informado aqui começará com 1xxx.
Se na nota de compra recebida tem o CFOP iniciado com 6xxx: O CFOP a ser informado aqui começará com 2xxx.
(Consulte o CFOP completo com o seu contador).
Conferindo os produtos e vinculando/cadastrando os que não foram reconhecidos
Na aba produtos verifique se todos os produtos estão marcados em amarelo,
Caso algum produto esteja com o campo de cor lilás e com sinal de atenção a sua frente, significa que o produto não foi identificado ou não está cadastrado no sistema. Para identificá-lo ou cadastrá-lo clique na descrição do produto.
Depois disto indique o que deseja fazer, conforme as opções que lhe serão exibidas, seguem:
Se a opção for selecionar, você vai indicar na linha em questão o produto referente ao da nota que tem cadastrado no sistema. Caso seja cadastrar, uma aba de produto vai abrir com os dados do produto conforme o mesmo possui na nota. Neste momento pode editar algo ou simplesmente clicar para salvar e fechar para cadastrar o produto.
Despesas e Movimentação de Estoque
Após todos os produtos estarem identificados corretamente, acesse a aba Totais confira os valores e depois acesse a aba Faturamento e indique a forma de pagamento utilizada.
Feito isto, basta Confirmar sua nota para que seja finalizada a operação e seu estoque seja atualizado com SUCESSO.
Se a nota não for confirmada, o estoque desses produtos não terá as suas quantidades adicionadas. E sem indicar uma forma de pagamento, não será criado um lançamento financeiro (contas a pagar e receber).
Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!