Periodicamente a receita atualiza a base de NCM's válidos. Neste sentido pode acontecer de indicar no cadastro de um produto que está sendo emitido em uma nota fiscal, algum NCM que foi descontinuado/atualizado por outro.
Caso isso ocorra a nota enviada para receita retornará com rejeição e informação de que há NCM inexistente.
Para contorna esta rejeição e ter a nota aprovada basta atualizar o NCM. A rejeição evidencia qual o produto está com NCM incorreto ao informar qual número do item na nota fiscal. Para saber qual NCM o correto, você deve consultar sua contabilidade.
Este link pode ajudar. Nele você pode consultar os NCM's válidos no site do Siscomex: https://portalunico.siscomex.gov.br/classif/#/sumario?perfil=publico
OBSERVAÇÃO: Se fez a alteração para outro NCM e a rejeição por NCM inexistente retornou ao enviar a nota para receita é porque ainda há algo errado no cadastro do NCM. Quem retorna a rejeição é receita!
Acesse: Como alterar/atualizar NCM em massa, ou como Cadastrar um Novo NCM caso tenha alguma dúvida nestes procedimentos.
Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!