Estando com XML salvo em seu computador, acesse o menu Registrar Compra e clique sob a opção Importar XML. 

Este é o arquivo .XML que você precisa ter para conseguir importar.
(Artigos Relacionados: Como obter o XML de compra junto a Sefaz)

Clique sob a opção Escolher arquivo e indique o XML salvo em seu computador 

Ao importar o arquivo, deverá aparecer em sua tela as seguintes mensagens :

1. Sim: O sistema irá cadastrar todos os produtos do XML de compra no seu sistema.
2. Não: Para quando os produtos dessa nota já estão cadastrados no sistema.


E clicando em Não, o sistema verificará se os produtos do XML também estão no seu sistema, caso não esteja o mesmo será cadastrado. Essa verificação pode ser feita Somente pelo Código do Produto ou Pelo Código e Descrição. Como é possível verificar na imagem a seguir:

Depois de escolher a opção desejada. Selecione OK, para que a NF-e seja liberada para edição antes de sua confirmação.

  • Na aba cabeçalho indique o CFOP referente a operação de compra, pois ao importar o XML o CFOP que vem na nota não pode ser usado, já que a NF-e emitida pelo fornecedor foi de uma operação de saída e essa operação será de entrada.
    Se na nota de compra recebida tem o CFOP iniciado com 5xxx: O CFOP a ser informado aqui começará com 1xxx.
    Se na nota de compra recebida tem o CFOP iniciado com 6xxx: O CFOP a ser informado aqui começará com 2xxx.
    (Consulte o CFOP completo com o seu contador).

Na aba produtos verifique se todos os produtos estão marcados em amarelo, caso algum produto esteja com o campo de 1. cor lilás e com sinal de atenção a sua frente, significa que o produto não foi identificado ou não está cadastrado no sistema.
Para identificá-lo ou cadastrá-lo clique sobre o 2. ícone do lápis.


E indique o que deseja fazer, conforme as opções que lhe serão exibidas, seguem:

Após todos os produtos estarem identificados corretamente, acesse a aba Totais confira os valores e depois acesse a aba Faturamento e indique a forma de pagamento utilizada.

Feito isto, basta Confirmar sua nota para que seja finalizada a operação e seu estoque seja atualizado com SUCESSO. 

Se a nota não for confirmada, o estoque desses produtos não terá as suas quantidades adicionadas. E sem indicar uma forma de pagamento, não será criado um lançamento financeiro (contas a pagar e receber).


Caso ainda possua alguma duvida, não deixe de entrar em contato com nosso suporte técnico.
É sempre um prazer ajuda-los!

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